Avaliações dos REAs

Esta página apresenta as avaliações dos REAs feitas por professores e alunos do ICMC/USP e de outras Instituições.

O objetivo dessas avaliações é verificar a opinião dos usuários sobre os REAs disponibilizados aqui, considerando as seguintes perspectivas:

1) Relevância do REA para o ensino;
2) Aderência do REA aos seus objetivos;
3) Interface do REA;
4) Uso em sala de aula;
5) Uso extraclasse;
6) Processo de instalação.

Além destes itens acima, os avaliadores também puderam indicar se encontraram defeitos e/ou se tinham sugestões para melhorar os REAs analisados. Tais ponderações foram analisadas e estão sendo consideradas.

A avaliação apresentada aqui não tem por objetivo ser completa ou esgotar a análise dos REAs desenvolvidos. Ela tem um caráter preliminar tão somente e, de fato, visa muito mais mais mostrar o resultado que discuti-lo.

Os REAs foram analisados sob cada uma dessas seis perspectivas acima, considerando as seguintes faixas de classificação: Excelente, Ótima, Boa, Regular ou Ruim. A estas faixas foram associadas, respectivamente, as seguintes notas: 10,0;  8,5;  7,0;  5,0 e 3,0.

Até este momento foram realizadas 773 avaliações dos REAs, sendo 632 delas feitas por alunos (graduação e pós-graduação) e 141 por professores.

Visão geral dos REAs pelos professores e alunos (considerando a união de todas as perspectivas acima)

visao_geral_reas_alunos          visao_geral_reas_professores

Por essa avaliação preliminar, de um modo geral, 90,8% dos professores e 96,4% dos alunos consideraram os REAs como bons, ótimos ou excelentes. Atribuindo-se notas a todas as avaliações dadas (conforme associações acima), pode-se considerar que os REAs receberam dos alunos uma nota “geral” 9,0 e dos professores 8,4. Salienta-se que os REAs disponibilizados nestas páginas foram desenvolvidos por alunos de Sistemas Operacionais – não por profissionais do ensino, especializados no desenvolvimento de recursos educacionais.

 

Avaliação mais detalhada dos REAs por alunos (graduação e pós-graduação):

visao_geral_detalhada_reas_alunos

Avaliação mais detalhada dos REAs por professores da computação de um modo geral:

visao_geral_detalhada_reas_professores

 

Avaliação mais detalhada dos REAs por professores de Sistemas Operacionais:

visao_geral_detalhada_reas_professores_de_SO

Os resultados detalhados das avaliações feitas por professores e alunos permitem embasar futuras decisões para melhorar itens específicos, como por exemplo, a interface e o uso dentro e fora da sala de aula. Com tais gráficos pode-se também verificar a visão de alunos, professores da computação (de um modo geral) e professores que ministram disciplinas de Sistemas Operacionais.

 

Paulo Sérgio Lopes de Souza
LaSDPC/SSC/ICMC/USP