Objetos de Aprendizagem (OAs) e Recursos Educacionais Abertos (REAs)
O objetivo destas páginas é disponibilizar Objetos de Aprendizagem (OAs) e Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino da computação. Os REAs disponibilizados aqui, sob a licença GNU/GPL, foram desenvolvidos por alunos da graduação e da pós-graduação, com a supervisão de docentes do ICMC/USP.
O público alvo desses OAs e REAs são os alunos e professores da computação. Esta iniciativa visa termos aulas mais dinâmicas, não apenas para os cursos ministrados no ICMC/USP; mas também em outras instituições.
Os REAs disponibilizados neste repositório estão, por enquanto, relacionados diretamente ao ensino de Sistemas Operacionais. Em um futuro próximo novos REAs devem considerar também outros assuntos da computação.
Mas o que são OAs e REAs?
Os Objetos de Aprendizagem (OA) representam um artefato de ensino que pode ser reutilizável. O Learning Objects Metadata Workgroup define um objeto de aprendizagem como uma “entidade” desenvolvida com as tecnologias disponíveis, digital ou não, capaz de ser usada, reusada ou referenciada durante a aprendizagem. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) representam um passo além em relação aos OAs, pois são materiais de apoio ao ensino e ao aprendizado em diferentes mídias, licenciados de maneira aberta. REAs podem ser acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros.
OAs e REAs podem auxiliar no ensino da computação, abordando diferentes assuntos específicos. Os recursos de software gráficos, disponíveis aqui permitem aulas mais dinâmicas e interativas, facilitando a aprendizagem. Além de auxiliar diretamente nas aulas, esses softwares podem dar apoio às atividades extraclasse, contribuindo ainda mais para a formação dos alunos.
O que encontrar nos REAs disponibilizados aqui?
Os REAs abordam assuntos específicos e bem delimitados, sempre com um foco explícito em termos de conteúdo. Os REAs foram construídos para atrair a atenção dos alunos com animações, figuras, cores e demais recursos gráficos que ilustrem os conceitos ensinados. Os REAs são interativos em diversos momentos.
Os REAs permitem que os alunos visualizem aspectos funcionais, estruturais e de desempenho de uma determinada solução computacional. Os aspectos estruturais são as estruturas de dados, programação e de hardware necessários para que aquela solução se torne funcional. Os aspectos funcionais exemplificam como as estruturas citadas anteriormente devem ser utilizadas para que a solução atinja seus objetivos. Os aspectos de desempenho oferecem ao aluno uma visão crítica da solução proposta.
Iniciativa e Equipe.
A proposta dos REAs disponibilizados aqui nasceu nas disciplinas de Sistemas Operacionais ministradas no primeiro semestre de 2015, no ICMC/USP, sob responsabilidade do Prof. Paulo Sergio Lopes de Souza. Participaram desta iniciativa duas turmas: uma da graduação e outra da pós-graduação. A turma da graduação foi a SSC0640 – Sistemas Operacionais I, ministrada para Engenharia de Computação. Os alunos da SSC0640 desenvolveram 14 REAs. A turma da pós-graduação foi a SSC5723 – Sistemas Operacionais, ministrada para o Programa de Pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. Os alunos da SSC5723 desenvolveram 5 REAs.
Esta iniciativa contou com a participação de outros docentes do ICMC/USP. As professoras Ellen Francine Barbosa e Sarita Mazzini Bruschi também contribuíram com algumas sugestões e dicas sobre os REAs desenvolvidos pelos alunos. O Professor Júlio Cézar Estrella nos deu suporte durante o desenvolvimento destas páginas.
Além dos professores, também participaram diretamente deste projeto os seguintes alunos:
Douglas Rondon – aluno do Bacharelado em Ciências de Computação do ICMC/USP, monitor da SSC0640, fez boa parte destas páginas;
Liuri Loami – aluno de Engenharia de Computação e de Iniciação Científica no LASDPC, participou de várias reuniões que definiram o projeto destas páginas;
Felipe Brunelli de Andrade – aluno do Bacharelado em Sistemas de Informação, nos ajudou a iniciar o desenvolvimento destas páginas com o WordPress;
Danilo Marins Costa Segura – aluno de mestrado do LASDPC, nos ajudou a iniciar o desenvolvimento destas páginas com o WordPress.
por Paulo Sérgio Lopes de Souza
LaSDPC/SSC/ICMC/USP